Portal do Governo Brasileiro

Sobre o PAC

Perguntas e Respostas

1) O que é o PAC?

Criado em 2007, no segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2007-2010), o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) promoveu a retomada do planejamento e execução de grandes obras de infraestrutura social, urbana, logística e energética do país, contribuindo para o seu desenvolvimento acelerado e sustentável.

Pensado como um plano estratégico de resgate do planejamento e de retomada dos investimentos em setores estruturantes do país, o PAC contribuiu de maneira decisiva para o aumento da oferta de empregos e na geração de renda, e elevou o investimento público e privado em obras fundamentais.

Teve importância fundamental para o país durante a crise financeira mundial entre 2008 e 2009, garantindo emprego e renda aos brasileiros, o que por sua vez garantiu a continuidade do consumo de bens e serviços, mantendo ativa a economia e aliviando os efeitos da crise sobre as empresas nacionais.

Em 2011, o PAC entrou na sua segunda fase, com o mesmo pensamento estratégico, aprimorados pelos anos de experiência da fase anterior, mais recursos e mais parcerias com estados e municípios, para a execução de obras estruturantes que possam melhorar a qualidade de vida nas cidades brasileiras.

Em 2015, se destaca como um programa consolidado, com uma carteira de cerca de 37 mil empreendimentos e volume de investimentos expressivo. Essa é a essência de um programa sequenciado de obras que gera desenvolvimento e oferece melhor qualidade de vida aos brasileiros. Continuar apostando na conclusão dos projetos e obras de infraestrutura em todos os setores nos próximos anos é o grande desafio do PAC, só assim será possível entregar a cada cidadão um país melhor para se viver

2) Qual o objetivo do site do PAC?

Visando à ampliação da transparência, o portal foi elaborado para divulgar e atualizar as informações sobre as principais obras e ações do programa, divulgar histórias dos empreendimentos, as expectativas e impactos que provocam nas regiões onde são implementados e depoimentos de beneficiários e técnicos dos projetos.

3) Como as informações do PAC serão divulgadas no site?

As informações básicas dos empreendimentos serão atualizadas semestralmente, mas paralelamente serão publicadas notícias produzidas em textos, vídeos, áudios, infográficos. Sua divulgação será complementada pelo uso das redes sociais e demais ferramentas de compartilhamento virtual. O site também contém um mapa onde será possível navegar, clicar e conhecer vários empreendimentos do programa. Para saber mais sobre como usar o mapa, clique aqui.

4) Quem é responsável pela atualização do site do PAC?

A atualização do portal é uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento da Infraestrutura (SDI) e da Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) que, por sua vez, conta com o respaldo de outros ministérios que coordenam programas e ações ligadas ao PAC.

5) Para que serve a seção chamada “Especiais”?

Essa seção foi criada para agrupar reportagens, infográficos, vídeos, fotos e todo tipo de material relacionado a um mesmo tema. Para que seja publicado na seção “Especiais” o tema deve ter relevância dentro do contexto do PAC, ou seja, ser uma obra ou um conjunto de ações e obras que tenham importância para o programa seja pelo seu tamanho, pela sua quantidade e pela sua influência no desenvolvimento do país.

6) Onde ficam os vídeos do site do PAC?

Os vídeos produzidos para o site do PAC ficam armazenados no BrasilPAC, o canal do programa no YoutTube(ver aqui). Na home do site há um ícone da TV PAC que direciona para o canal. Vários vídeos também são encontrados nas páginas de notícias.

7) Onde ficam os áudios do site do PAC?

As reportagens em formato de áudio são produzidas exclusivamente por uma equipe de rádio para o site e para o site do Ministério do Planejamento. Elas são encontradas logo abaixo do ícone da TV PAC, onde está escrito Rádio MP. Ao clicar na imagem, o usuário é direcionado para a página do site no Soundcloud, chamada BrasilPAC (ver aqui).

8) Que tipo de material encontro na seção “Relatórios”?

Essa seção foi criada para reunir todos os balanços do PAC, que estão disponibilizados em arquivos .pdf para serem baixados em seu computador, mobile ou tablet.

09) O que é a seção “PAC em sites .gov”?

 Essa seção apresenta automaticamente chamadas de notícias publicadas em sites de governo – municipal, estadual e federal – e que tenham relação com os projetos do PAC.

10) Como é feita a navegação pelo menu, na parte superior do site?

O primeiro item do menu se chama “Sobre o PAC”. Lá, o usuário encontra informações institucionais sobre o programa. Já os itens seguintes se referem aos três eixos do PAC: Infraestrutura Social e Urbana, Infraestrutura Logística e Infraestrutura Energética. Cada eixo é subdividido em subeixos, por onde também é possível navegar.

11) Que tipo de conteúdo é encontrado nos eixos?

Ao navegar pelos eixos do Menu, o usuário pode clicar em cada um deles e ser direcionado para uma página onde é encontrada a descrição de cada item, quadros com cada subeixo e a quantidade de obras e ações respectivas.

12) Que tipo de conteúdo é encontrado nos subeixos?

O usuário chega aos subeixos pelo Menu, clicando diretamente nele, ou pela página de cada eixo, onde os subeixos encontram-se divididos em lotes. Nos subeixos será encontrada a descrição de cada item, bem como uma lista de obras e ações relacionadas ao subeixo escolhido. Na página, o usuário pode clicar em qualquer uma das obras e ações, que será direcionado para uma ficha onde estão disponíveis mais detalhes e informações. 

Nas páginas dos subeixos também é possível fazer uma seleção de obras e ações por meio de um filtro por Estado. Neste caso, a busca é feita por uma lista que está disponível logo ao lado do nome do subeixo (Saneamento, Pavimentação, UBS, Urbanização de Assentamentos Precários, entre outros).

13) Como encontrar informações específicas de um município?

O usuário deve pesquisar pelos eixos nos menus "Infraestrutura Social e Urbana", "Infraestrutura Logística" e "Infraestrutura Energética". Depois, basta selecionar por subeixo, filtrar por estado, por estágio, se desejar, e por município. A busca retornará todas as obras solicitadas e em cada uma delas estarão disponíveis dados como órgão responsável, executor da obra, unidade federativa, município, investimento previsto, estágio da obra, data de referência e outras observações a respeito do empreendimento.

14) Como entrar no mapa para iniciar a navegação e busca de obras por meio dele?

Basta clicar na imagem do mapa que se encontra na home, no canto superior direito. Essa imagem também se encontra nas páginas das fichas das obras. 

15) O que são as “Informações Relacionadas”?

Quando o usuário navega pelas matérias do site ou pelas páginas dos eixos e subeixos, uma coluna localizada no canto direito da tela traz uma seção chamada “Informações Relacionadas”, com uma lista dos conteúdos encontrados no site que se relacionam de alguma forma com o tema tratado na página onde o usuário está.